.jpg)
Newsletter COFFITO 24/08/2010
FIMCA abre o primeiro curso de Terapia Ocupacional em Rondônia
A Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) está com as inscrições abertas para a primeira turma do Estado de Rondônia para o Curso de Terapia Ocupacional. A graduação tem duração de quatro anos, com carga horária de 3.760 horas. O curso da FIMCA está autorizado desde 6 de fevereiro de 2009, pela Portaria nº 173.
Acupuntura Solidária completa 500 mil atendimentos
O projeto Acupuntura Solidária é um programa de responsabilidade social, mantido pela SOBRAFISA em parceria com Instituições promotoras de Cursos de Formação de Especialistas em Acupuntura de diversas regiões do Brasil.
Em Ribeirão Preto-SP, o projeto existe desde 2002 com a ajuda dos supervisores e alunos do 2º ano do curso de Formação de Especialistas em Acupuntura do Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos – IPES.
Em 2009, a representante dos Funcionários do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – HCFMRP/USP formalizou a proposta para a inserção do projeto dentro do Hospital. O objetivo da parceria é oferecer o atendimento de Acupuntura a todos os servidores do Hospital (médicos, enfermeiros, psicólogos, escriturários, etc). As sessões acontecem semanalmente, às sextas-feiras pela manhã, graças ao apoio dos alunos e supervisores do curso de Acupuntura do IPES.
Recentemente, em julho de 2010, a mesma parceria foi firmada com outro Hospital da FMRP, o Hospital Estadual de Ribeirão Preto (HE-Ribeirão). No HE, o projeto acontece aos sábados pela manhã.
O presidente da Sobrafisa-SP, João Eduardo de Araújo, ressalta que as instituições que recebem o projeto não fazem nenhum tipo de repasse financeiro para a Sobrafisa. “Todo o custo com o pagamento de supervisores e materiais utilizados nos atendimentos é absorvido pela escola parceira”, afirma o presidente.
Fisioterapeutas do município de Tupanciretã-RS recebem segundo lugar no prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção”
O Ministério da Saúde premiou os 10 municípios que apresentaram as melhores práticas na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. A entrega dos prêmios aconteceu entre os dias 16 e 19 de junho, em Brasília, durante o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DSTs e AIDS.
O município de Tupanciretã ficou em segundo lugar na premiação. A iniciativa premiada é de autoria da fisioterapeuta Themis Goretti Moreira, que coordena o Centro de Atendimento ao Educando – CAE/Tupanciretã e UNICRUZ. O projeto vencedor é desenvolvido na comunidade escolar do município pelos acadêmicos da disciplina de Fisioterapia na Promoção e Prevenção à Saúde – 2º período do Curso de Fisioterapia –; em parceria com a 9ª. Coordenadoria Regional de Saúde; a 9ª. Coordenadoria Regional de Educação; as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Desporto de Tupanciretã-RS; a Câmara Municipal de Vereadores; e o Grupo Gestor Municipal.
O Prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção” foi criado pelo Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (PN-DST/AIFD), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e ao Ministério da Saúde. A ação é uma estratégia de Saúde que objetiva aproveitar as potencialidades oferecidas pelos municípios brasileiros e consolidar o sistema de saúde universal, aliando crescimento e sustentabilidade às tecnologias de prevenção centradas na busca de qualidade de vida.
A premiação também contou com a entrega do selo, que tem o objetivo de estimular e fortalecer o engajamento dos municípios brasileiros nas políticas públicas nacionais de saúde sexual e saúde reprodutiva, a fim de promover a descentralização da Gestão em Saúde e reconhecer as iniciativas das cidades para a prevenção das DST/HIV/AIDS.
Fisioterapeutas são incluídos nos programas de assistência à Saúde de Campinas
No dia 27 de julho, o prefeito de Campinas (SP), Dr. Hélio de Oliveira Santos, sancionou o Projeto de Lei nº 500/2009. A proposta dispõe sobre a inclusão de fisioterapeutas nas equipes multidisciplinares e multiprofissionais que trabalham em programas de assistência à Saúde no município de Campinas (SP). A sanção foi publicada no Diário Oficial, em 28 de julho, na forma da Lei nº 13.896 de 27 de julho de 2010. Cabe à Secretaria de Saúde implementar a nova legislação.
O projeto, de autoria do vereador Sérgio Benassi (PCdoB), foi aprovado na Câmara Municipal de Campinas em 28 de junho de 2010. A iniciativa foi resultado de uma longa batalha da Associação dos Fisioterapeutas de Campinas (AFICAMP), para ampliar a inclusão desses profissionais na rede pública de Saúde da cidade. Durante a tramitação do projeto, no dia 13 de outubro de 2009, foi realizada audiência pública, no plenário da Câmara Municipal de Campinas, para debater a proposta. O evento contou com a participação de membros do poder público; de associações e conselhos de classe dos fisioterapeutas; da Associação de Pneumopatas; de representantes de bairro; das instituições de ensino Unip, FAC, Metrocamp e PUCC; e de profissionais da área.
O Coffito parabeniza a AFICAMP e a todos os fisioterapeutas por essa significativa conquista. “Essa é mais uma vitória histórica na luta pela inserção dos fisioterapeutas nos programas de Saúde do Governo. A AFICAMP e os fisioterapeutas de Campinas merecem esse reconhecimento. Que a iniciativa sirva de exemplo para que outros estados adotem essa medida, tão importante para a Saúde da população”, afirma Roberto Cepeda, presidente do Coffito.
Confira a íntegra da lei aqui.