Strict Standards: Non-static method Debugger::invoke() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/portalunisaude/cakephp/1.2.5/cake/libs/debugger.php on line 575

Strict Standards: Non-static method Debugger::getInstance() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/portalunisaude/cakephp/1.2.5/cake/libs/debugger.php on line 575
COFFITO Destaca Projeto da SOBRAFISA :: Notícias Portal Unisaúde
Página Inicial Telefone
Home » Notícias » Veja notícia

COFFITO Destaca Projeto da SOBRAFISA

O Newsletter COFFITO de 24/08/2010, divulgou entre outras ações os 500 mil atendimentos do Projeto "Acupuntura Solidária", desenvolvido pela SOBRAFISA e Instituições parcerias que participam da formação de especialistas em acupuntura em diversas regiões do Brasil.
Confira no site da SOBRAFISA (www.sobrafisa.org.br) as Instituições parceiras que fazem parte de programa de Acupuntura que faz sucesso  com verdadeiro compromisso social e idoneidde científica.
Veja abaixo integra do Newsletter COFFITO 24/08/2010
 
 

Newsletter COFFITO 24/08/2010


FIMCA abre o primeiro curso de Terapia Ocupacional em Rondônia

A Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) está com as inscrições abertas para a primeira turma do Estado de Rondônia para o Curso de Terapia Ocupacional. A graduação tem duração de quatro anos, com carga horária de 3.760 horas. O curso da FIMCA está autorizado desde 6 de fevereiro de 2009, pela Portaria nº 173.

Acupuntura Solidária completa 500 mil atendimentos

O projeto Acupuntura Solidária é um programa de responsabilidade social, mantido pela SOBRAFISA em parceria com Instituições promotoras de Cursos de Formação de Especialistas em Acupuntura de diversas regiões do Brasil.

Em Ribeirão Preto-SP, o projeto existe desde 2002 com a ajuda dos supervisores e alunos do 2º ano do curso de Formação de Especialistas em Acupuntura do Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos – IPES.

Em 2009, a representante dos Funcionários do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – HCFMRP/USP formalizou a proposta para a inserção do projeto dentro do Hospital. O objetivo da parceria é oferecer o atendimento de Acupuntura a todos os servidores do Hospital (médicos, enfermeiros, psicólogos, escriturários, etc). As sessões acontecem semanalmente, às sextas-feiras pela manhã, graças ao apoio dos alunos e supervisores do curso de Acupuntura do IPES.

Recentemente, em julho de 2010, a mesma parceria foi firmada com outro Hospital da FMRP, o Hospital Estadual de Ribeirão Preto (HE-Ribeirão). No HE, o projeto acontece aos sábados pela manhã.

O presidente da Sobrafisa-SP, João Eduardo de Araújo, ressalta que as instituições que recebem o projeto não fazem nenhum tipo de repasse financeiro para a Sobrafisa. “Todo o custo com o pagamento de supervisores e materiais utilizados nos atendimentos é absorvido pela escola parceira”, afirma o presidente.

Fisioterapeutas do município de Tupanciretã-RS recebem segundo lugar no prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção”

O Ministério da Saúde premiou os 10 municípios que apresentaram as melhores práticas na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. A entrega dos prêmios aconteceu entre os dias 16 e 19 de junho, em Brasília, durante o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DSTs e AIDS.

O município de Tupanciretã ficou em segundo lugar na premiação. A iniciativa premiada é de autoria da fisioterapeuta Themis Goretti Moreira, que coordena o Centro de Atendimento ao Educando – CAE/Tupanciretã e UNICRUZ. O projeto vencedor é desenvolvido na comunidade escolar do município pelos acadêmicos da disciplina de Fisioterapia na Promoção e Prevenção à Saúde – 2º período do Curso de Fisioterapia –; em parceria com a 9ª. Coordenadoria Regional de Saúde; a 9ª. Coordenadoria Regional de Educação; as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Desporto de Tupanciretã-RS; a Câmara Municipal de Vereadores; e o Grupo Gestor Municipal.

O Prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção” foi criado pelo Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (PN-DST/AIFD), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e ao Ministério da Saúde. A ação é uma estratégia de Saúde que objetiva aproveitar as potencialidades oferecidas pelos municípios brasileiros e consolidar o sistema de saúde universal, aliando crescimento e sustentabilidade às tecnologias de prevenção centradas na busca de qualidade de vida.

A premiação também contou com a entrega do selo, que tem o objetivo de estimular e fortalecer o engajamento dos municípios brasileiros nas políticas públicas nacionais de saúde sexual e saúde reprodutiva, a fim de promover a descentralização da Gestão em Saúde e reconhecer as iniciativas das cidades para a prevenção das DST/HIV/AIDS.

Fisioterapeutas são incluídos nos programas de assistência à Saúde de Campinas

No dia 27 de julho, o prefeito de Campinas (SP), Dr. Hélio de Oliveira Santos, sancionou o Projeto de Lei nº 500/2009. A proposta dispõe sobre a inclusão de fisioterapeutas nas equipes multidisciplinares e multiprofissionais que trabalham em programas de assistência à Saúde no município de Campinas (SP). A sanção foi publicada no Diário Oficial, em 28 de julho, na forma da Lei nº 13.896 de 27 de julho de 2010. Cabe à Secretaria de Saúde implementar a nova legislação.

O projeto, de autoria do vereador Sérgio Benassi (PCdoB), foi aprovado na Câmara Municipal de Campinas em 28 de junho de 2010. A iniciativa foi resultado de uma longa batalha da Associação dos Fisioterapeutas de Campinas (AFICAMP), para ampliar a inclusão desses profissionais na rede pública de Saúde da cidade. Durante a tramitação do projeto, no dia 13 de outubro de 2009, foi realizada audiência pública, no plenário da Câmara Municipal de Campinas, para debater a proposta. O evento contou com a participação de membros do poder público; de associações e conselhos de classe dos fisioterapeutas; da Associação de Pneumopatas; de representantes de bairro; das instituições de ensino Unip, FAC, Metrocamp e PUCC; e de profissionais da área.

O Coffito parabeniza a AFICAMP e a todos os fisioterapeutas por essa significativa conquista. “Essa é mais uma vitória histórica na luta pela inserção dos fisioterapeutas nos programas de Saúde do Governo. A AFICAMP e os fisioterapeutas de Campinas merecem esse reconhecimento. Que a iniciativa sirva de exemplo para que outros estados adotem essa medida, tão importante para a Saúde da população”, afirma Roberto Cepeda, presidente do Coffito.

Confira a íntegra da lei aqui.

__._,_.___

 



IGPU - Instituto de Pós-Graduação
Rua Padre Anchieta 627, Bairro Lídice Uberlândia - MG / CEP: 38400-132
(34) 99271-2077 (Secretaria) (34) 98418-0909 (Central de Matrículas) das 09:00 às 17:00
Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados